biablack - exposição

Exposição
NONVIOLENCE O amargo sabor de uma bala perdida  
Lançamento do Projeto Futebol Pela Paz, na sede da prefeitura de São Paulo, em 21 de agosto de 2012
Henrique e Lilian Embaixadores Gregori e Lilian
Artista plástica e embaixadora do Projeto Futebol Pela Paz, Lilian Bomeni
Antonio Peticov, José Gregori, Henrique Siwek, Jan Hellman e Markus Schruf conferem o trabalho "O amargo sabor de Uma bala perdida".
"As obras remetem a um dos símbolos da luta pela paz mundial, Jonhn Lennon, que nunca deixou
de sonhar com a Paz: "You may say I'm a dreamer..." e, curiosamente, assassinado de forma tão estúpida
em Nova York, cidade que precisou brigar para viver.
A primeira Arma Atada, "The Knotted Gun", criada em 1980 em homenagem ao Beatle, pelo artista Carl F. Reuterswärd,
tem exposição permanente na Sede da ONU."

NONVIOLENCE
O amargo sabor de uma bala perdida (Bia Black)

Criado em 1993 pela Non-Violence Project Foundation, em Genebra, o movimento NONVIOLENCE chegou ao Brasil como "Projeto Futebol Pela Paz".
Convidada, customizei uma das "Armas Atadas" que integram a exposição itinerante que está sendo mostrada na sede da Prefeitura de São Paulo e, em seguida, nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014.
As obras remetem a um dos símbolos da luta pela paz mundial, Jonhn Lennon, que nunca deixou de sonhar com a Paz: "You may say I'm a dreamer..." e, curiosamente, assassinado de forma tão estúpida em Nova York, cidade que precisou brigar para viver.
A primeira Arma Atada, "The Knotted Gun", criada em 1980 em homenagem ao Beatle, pelo artista Carl F. Reuterswärd,
tem exposição permanente na Sede da ONU.
Destaque na exposição brasileira, a peça concebida por Yoko Ono nos emociona pela simplicidade e força: céu azul e nuvens brancas...
Henrique Siwek, da WWSA Brasil (Worldwilde Soccer Academy), viabiliza o projeto no Brasil, aproveita a paixão dos brasileiros pelo futebol para promover a causa, convidando todos a "entrarem em campo" pela não violência e geração de recursos. As doações serão usadas para a promoção de projetos educativos em escolas públicas e da Base Brasil, para capacitação de professores.
A artista plástica Lilian Bomeny e o ex-Ministro e atual presidente da Comissão Municipal dos Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori, embaixadores do "Projeto Futebol Pela Paz", dentre outros, dão respeito e sustentabilidade do projeto.

 
"das balas perdidas, das mortes e sequelas irreparáveis, às futéis cores que nós artistas empregamos para chamar a atenção"
Nos corredores do Shopping D&D, em São Paulo, no mês de setembro, os frequentadores podem interagir com as armas atadas. E, surpreendentemente, o fazem das maneiras mais diversas. Uns apenas observam de longe, absortos em seus secretos pensamentos que, provavelmente, vagam entre a realidade das armas, das balas perdidas, das mortes e sequelas irreparáveis, às futéis cores que nós artistas empregamos para chamar a atenção, muito mais para o objetivo da campanha do que a satisfação de nosso ego. Outros se aproximam, as tocam, fazem-nas reais. Enfim, é nessa hora, quando o público interage, que se realiza todo o processo Arte-Criação-Objetivo-Mensagem.